A produção rural é um dos maiores pilares econômicos do país e cada vez mais vem ganhando força no cenário econômico mundial. Visando desenvolver quem atua diretamente na área, instituições financeiras, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundos constitucionais e algumas instituições financeiras, como startups de crédito, por exemplo, estão investindo cada vez mais em oferecer crédito para a categoria.
O que é crédito rural?
O crédito para produtor rural é muito valorizado dentro das startups do meio, que investem em meios tecnológicos, como robótica, big data, inteligência artificial, entre outros, ditos como parte do universo da “tecnologia 4.0”, de forma e melhorar e facilitar o acesso a qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil. A modernização dos campos cresceu juntamente com tais inovações, chegando até o produtor final, de forma cíclica: do campo para as indústrias, das indústrias para o campo.
Ou seja, usar a tecnologia nascida a partir da modernização da indústria a favor do desenvolvimento do campo, para que assim, a indústria também seja beneficiada com o que esse desenvolvimento gera.
O crédito para o produtor visa destinar recursos financeiros para o empreendedor/produtor rural, cooperativas de produtores rurais e pessoa física ou jurídica que se dedique à pesquisa ou produção na área rural, para que o mesmo invista dentro de sua propriedade.
O crédito rural, normalmente, oferece quatro finalidades:
Quando você se pergunta “o que é crédito rural”, deve-se perguntar também para quais finalidades ele pode ser usado. Por isso, separamos aqui alguns destinos que normalmente ele se emprega:
- Crédito de custeio: que se destina a custear despesas normais do ciclo produtivo, desde o investimento em insumos até a colheita final;
- Crédito de investimento: se destina à aplicação em bens ou serviços de longa durabilidade e de retorno a longo prazo, como a compra de um trator, por exemplo;
- Crédito de comercialização: viabiliza ao produtor rural ou às cooperativas, recursos destinados a profissionalização do comércio de sua produção;
- Crédito de industrialização: destinado à industrialização de produtos agropecuários quando feita pelo próprio produtor rural ou por cooperativas dentro da propriedade.
Mas o que é crédito rural para produtor café
Por ser o maior produtor e exportador mundial de café, com grande relevância na criação de empregos, o Brasil, através do Fundo de Economia Cafeeira (Funcafé), oferece incentivos e financiamentos para a modernização e pesquisa na área, investindo no crédito para produtor rural dentro da cafeicultura. Só no ano agrícola de 2021/2022, foram liberados cerca de R$1,4 bilhão em recursos do Funcafé, aumentando a oferta de crédito para os trabalhadores do café.
Como funciona o crédito rural para cafeicultor?
Em março deste ano, O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a destinação de mais de 6 bilhões de reais a serem utilizados na concessão de financiamentos, por meio do Funcafé, para o setor da cafeicultura, reiterando que o Ministério da Agricultura tem autonomia para decidir sobre a distribuição dos recursos à instituições financeiras e linhas de crédito.
Em nota, o Ministério da Economia ressaltou a importância das cooperativas e produtores rurais na cafeicultura e a necessidade da distribuição diretamente aos agricultores, ainda mais em um período de aumento de custos, principalmente na área de insumos, investindo no beneficiamento do produtor.
Todo esse investimento no produtor rural visa dar embasamento, conhecimento e recursos para quem, de fato, está na lida diária e sabe das dificuldades e necessidades enfrentadas pela classe. A ideia é incentivar o crescimento, evolução e renovação, principalmente a nova geração que está assumindo o agronegócio brasileiro, trazendo novas tecnologias, métodos, ideias e formas de atuar dentro do agronegócio.
Startups de crédito como a Culttivo oferecem soluções financeiras para empreendedores e produtores rurais do ramo do café, visando ser um suporte que, por muito tempo, parecia ser impossível conquistar. Para o cafeicultor que pretende investir na profissionalização e expansão do seu negócio, basta acessar a plataforma da Culttivo e realizar a simulação de crédito. É muito simples e o melhor é que nem precisa sair de casa, pois todo o processo é feito pelo computador.
Nascemos com a missão de oferecer crédito rápido e sem burocracias desnecessárias para o produtor de café, descomplicando um caminho que antes, quando as instituições financeiras tradicionais monopolizavam as ofertas de crédito, era cheio de respostas negativas e muita dificuldade.
Entre em contato conosco caso precise de ajuda!