Ao longo dos anos, a expansão da tecnologia no campo vem sendo uma realidade naturalmente e gradativamente desenvolvida, pois a implantação de novas tecnologias e maquinários na produção agrícola é algo mais do que necessário, visto o crescimento do setor não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
O que significa que a evolução das técnicas e, consequentemente, dos meios, traz uma grande transformação para o setor, que no geral, é algo benéfico, pois se produz mais, com mais qualidade e com menos perdas.
Os termos colheita 4.0 ou agricultura 4.0, por exemplo, são termos que surgiram devido ao conceito de indústria 4.0, que é utilizado quando se quer citar toda a gama de tecnologia presente hoje dentro das indústrias, como big data, inteligência artificial, robótica avançada, etc. Ou seja, o processo de aperfeiçoamento das máquinas, que a cada nova atualização, encontram-se mais independentes e interligadas entre si de forma a otimizarem o trabalho.
A modernização da lavoura foi um processo que avançou lado a lado com as inovações que foram chegando à indústria, afinal, quase tudo que é usado como matéria-prima nas fábricas, primeiro, precisou ser retirado do campo. Por isso, citamos no início do texto que todo o processo ocorreu de uma forma natural.
Esse fortalecimento da indústria 4.0 dentro das propriedades rurais é chamada de agricultura de precisão ou agronegócio de dados, e pode ser representada como uma grande onda de inovações, como a adoção de novas práticas de organização, irrigação e pulverização em lavouras, e até mesmo tecnologias que proporcionam uma análise de dados do solo, identificando sua necessidade.
A verdade é que essa nova realidade do agronegócio está transformando a forma como o produtor rural lida com a produção agrícola. Para o presente e o futuro, a tendência é um setor cada vez mais moderno e baseado nos avanços científicos, em busca de superar suas dificuldades, como já tem acontecido.
E nesse ponto é importante salientarmos que quem se mostrar resistente a essas mudanças, pode tornar-se menos competitivo no mercado e perder espaço e novas oportunidades de crescimento. Dito isso, a palavra da vez é: investimento.
Agricultura de precisão: investimento em capacitação é necessário
Toda essa tecnologia no campo também abre outras janelas, como por exemplo a necessidade de capacitação de mão de obra. Afinal, toda essa mecanização de processos pode se tornar um grande desafio para quem precisa se habituar.
São tantas inovações em máquinas e softwares mega inteligentes, que trazem consigo uma grande complexibilidade para serem operados e manuseados, que se fazem necessários treinamentos específicos, prevenindo possíveis condutas inadequadas que podem gerar grandes dores de cabeça.
Essa falta de profissionais capacitados e treinados para atuarem com a produção agrícola acaba se tornando uma pedra no sapato e um grande gargalo para o setor, mesmo que nos últimos anos a situação tenha melhorado gradativamente. Com colaboradores preparados, o aumento da produtividade é iminente e as chances de erros que prejudicam o potencial da lavoura caem significativamente.
Por isso, empreendedores, produtores, gestores e, sobretudo, funcionários do setor agrícola devem rever a importância de buscar novas formações e aprendizados. Se possível, você produtor rural, busque custear treinamentos para seus funcionários. Esse é o tipo de investimento que vale a pena.
Alguns benefícios da capacitação:
- Redução de custos – quanto mais capacitados, menos erros, evitando-se gastos com reparos que poderiam ser evitados;
- Redução de acidentes – é provado que quando uma equipe é bem treinada para a operação de máquinas, a possibilidade de ocorrer acidentes de trabalho é mínima;
- Melhora na produtividade – mais eficiência de produção graças ao domínio da atividade;
- Motivação da equipe – o colaborador se sente valorizado e passa a ter uma visão do todo em relação aos processos e aos investimentos feitos em melhorias;
- Diminuição da rotatividade – quando o colaborador se sente importante e valorizado, há menos chance dele arriscar perder aquela oportunidade de crescimento.
Por tudo isso, podemos dizer que a implantação da agricultura de precisão é essa união de fatores: a tecnologia de ponta atrelada ao preparo e conhecimento do trabalhador. Um não vinga sem o outro.
Por isso a chamada colheita 4.0, que é o processo de colheita ideal, com maior potencial e mais otimização possível, ainda pode ser idealizada como algo distante, o que não é verdade. Seja de pequeno ou médio porte, o seu negócio pode se tornar mais próspero contando com a ajuda de crédito para empreendedor.
Afinal, os investimentos financeiros em cursos e treinamentos podem representar um obstáculo para o produtor rural, principalmente se ele não dispõe de um capital. Mas, justamente, é para situações como essas que a busca por crédito é indicada.
Algumas startups de crédito oferecem soluções financeiras para empreendedores, justamente, visando ser um intermédio para resolver situações em que investimentos são essenciais. São as chamadas fintechs.
Ou seja, receber aquele aporte financeiro que você tanto espera para alavancar de vez os ganhos da sua empresa pode ser mais simples do que você pensa.
Para os produtores de café que pretendem investir na expansão da sua lavoura, existe uma startup financeira especialmente desenvolvida para essa finalidade, a Culttivo.
Só ela oferece crédito rápido e sem burocracias desnecessárias para empreendedores do café, descomplicando um caminho que antes era cheio de respostas negativas e dificuldades.
Você é produtor de café e quer ver sua lavoura prosperar? Entre em contato conosco!
Nosso objetivo é ser seu aliado na conquista do seu sonho.
www.blog.culttivo.com
(11) 3031-9523